Qual você escolheria: um saco de moedas de ouro ou 5 conselhos?

Na Babilônia era costume que filhos de pais ricos vivessem na casa de seus pais esperando herdar os seus bens. Mas Arkad, que foi considerado o homem mais rico da Babilônia, quando seu filho Nomasir atingiu a maioridade lhe falou:

“Meu filho, é meu desejo que você herde todos os meus bens. Entretanto, primeiro deve provar que é capaz de administrá-los adequadamente. Por isso, quero que saia pelo mundo e mostre sua competência para ganhar dinheiro e tornar-se um homem respeitado entre nossa gente”.

Arkad disse para seu filho voltar depois de dez anos para lhe contar o que fez, antes porém, deu para seu filho dois presentes dizendo-lhe que ele não os teve quando era um jovem pobre e começou a construir a sua fortuna:

  1. Um saco de moedas de ouro, que usando com sabedoria ele poderia ser a base de seu futuro sucesso.
  2. Uma Tabuinha de Argila onde estavam gravadas as 5 Leis de Ouro, que se conseguisse transferir seu conhecimento para os seus atos, elas lhe dariam competência e segurança.

O jovem Nomasir guardou a tabuinha com cuidado.

Em pouco tempo estava completamente sem recursos, porque perdeu todo o seu ouro em maus negócios.

Em grandes apuros, Nomasir se lembrou da tabuinha de argila que seu pai lhe havia dado. Ao lê-la encontrou as 5 Leis de Ouro, que memorizou e começou a colocar em prática, podendo voltar dez anos depois com imensa fortuna; devolveu o saco de moedas de ouro que seu pai lhe havia dado e ainda lhe entregou mais dois sacos de moeda de ouro, dizendo:

“Penso provar com isso, meu pai, que considero seus conhecimentos muito mais valiosos que o seu ouro. … Sem Sabedoria, o ouro pode ser rapidamente perdido pelos que o têm, mas Com Sabedoria, o ouro pode ser adquirido pelos que não o têm”.

Esss são as 5 Leis de Ouro que estavam gravadas na Tábua de Argila:

No texto “ouro” é uma metáfora para os recursos financeiros.

1ª Lei

“O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família”.

Somente separando pelo menos um décimo dos rendimentos é possível preparar uma reserva financeira.

2ª Lei

“O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo”.

Para quem tem uma reserva financeira sempre aparecerá oportunidades para empreendimentos lucrativos.

3ª Lei

“O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio”.

É muito importante se assessorar de quem entende do assunto.

4ª Lei

“O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com os quais não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo”.

Quando se tem dinheiro, muitas são as oportunidades que surgem. Para investir na bolsa, começar um comércio, um restaurante…. Tem que estar nas mãos de quem entende.

Sábio é quem ouve conselhos de quem entende do assunto.

5ª Lei

“O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo”.

É importante fugir de ganhos mirabolantes e estar sempre muito bem assessorado.

“A riqueza que promove gozo e satisfação para seu proprietário constrói-se gradualmente, porque é uma criança nascida do conhecimento e da persistência”.

Momento Coaching:

Finanças é uma das maiores causas de conflitos familiares, como está a saúde financeira do seu lar? Você tem buscado a liberdade financeira? Quais são suas metas para alcançar a independência financeira?

Se você ao colocar em prática esses ensinamentos, for de alguma forma ajudado, não “esqueça de se lembrar de não esquecer” de deixar um comentário, deixar sua opinião, deixar seu questionamento e… Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

(Fonte: George S.Clason – “O Homem Mais Rico da Babilônia”)

Club Mindset do Relacionamento é um programa online, onde você poderá exercitar o pensar saudável para ter uma Mente Sana, uma Auto Estima em Alta e encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites, sem um alto custo e sem entrar em sua intimidade.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *