De Fi é a sigla em inglês de  “decentralized finance” ou “Finanças Descentralizadas” em breve, poderá ser a principal infraestrutura do mercado financeiro mundial. 

De Fi é um movimento global que promete dar um passo além do que as criptomoedas deram. 

Com o De Fi todos os serviços financeiros que se utilizam hoje, como poupança, empréstimos, seguros, transferências etc., podem estar acessíveis de forma aberta e descentralizada, isto é,  sem a necessidade de um banco tradicional e disponíveis para qualquer um ao redor do mundo que tenha um smartphone e acesso à Internet.

De Fi é um conjunto de plataformas, aplicações e protocolos que simulam estruturas do mercado financeiro tradicional em blockchain,  normalmente são desenvolvidas na plataforma do Ethereum, com vários tokens e estruturas facilitadas pelos smart contracts. Estruturas com processos que permitem a criação de uma stablecoin de dólar, como o DAI.

DAI é uma stablecoin de dólar (1 DAI = 1 dólar) que tem sua cotação ajustada por meio de um mecanismo de administração de colateral.

Com a tokenização de ativos, poderemos ter aqui um imenso potencial de empréstimos garantidos por colaterais sendo feitos de maneira rápida, prática, transparente e sem a gama de intermediários e custos que um empréstimo imobiliário tem. 

O que começaremos a ver é  esse ativo digital sendo depositado como token de um imóvel, de um precatório, de ouro, etc. E que com base nele poderemos  emitir DAI ou uma stablecoin atrelada a outra moeda, como o Real!

Os modelos de negócio e a utilização que as DeFi fazem dos protocolos de blockchain seguramente são o futuro da criptoeconomia.

Esses processos são possíveis  através dos contratos inteligentes  da Blockchain Ethereum. 

“Contratos Inteligentes” (smart contracts) são programas que rodam dentro do blockchain e que executam ações de forma automática quando certas condições são atingidas. Estes “contratos inteligentes” permitem que desenvolvedores construam funcionalidades extremamente sofisticadas, muito além do envio de criptomoedas.

Aplicativo Descentralizado ou DAPP é um aplicativo que foi construído com tecnologia descentralizada por várias pessoas e entidades. Ou seja, ele não é feito e controlado por uma única empresa.

Já existem DAPPs que lhe permitem criar seu próprio dinheiro digital, uma stablecoin, emprestar esta moeda digital e em seguida, ganhar juros com sua própria moeda.

Stablecoin – é uma Criptomoeda estável, geralmente lastreada em uma moeda fiduciária como o Real. 

Principais diferenças entre os De Fi, DAPPs e os bancos tradicionais – As operações não são gerenciadas por uma instituição, ou uma empresa. As regras, procedimentos e políticas são escritas em códigos (contratos inteligentes). Uma vez que os contratos inteligentes são lançados no blockchain, os De-Fi, DAPPs podem rodar praticamente sozinhos, com pouquíssima intervenção humana, embora seja comum uma equipe responsável por atualizações e consertos de bugs.

Transparência – O código é totalmente transparente e qualquer um no blockchain pode auditá-lo. Esta transparência gera um tipo novo de confiança entre os usuários, pois qualquer pessoa pode entender a fundo o funcionamento do contrato, achar falhas e prover melhorias. Raramente um cliente lê um contrato de serviço bancário, o que geralmente não acontece com usuários do Blockchain.

A privacidade é preservada nessas transações públicas, porque são indexadas a pseudônimos que não estão atrelados diretamente a sua identidade.

Globalização DAPPs foram desenhados para serem globais. Todos terão acesso ao mesmo serviço De-Fi, acesso à internet é o único pré-requisito para que todos tenham acesso ao mesmo serviço.

Exemplos reais do uso de contratos inteligentes:

Crypto-BRL (CBRL) –  é um contrato inteligente de Stablecoin, uma criptomoeda estável lastreada em Reais. É Real digital. Para cada unidade (comumente chamado de token) de CBRL sendo transacionada na rede Ethereum, existe um Real verdadeiro guardado em um banco, podendo ser auditado por qualquer usuário. Neste caso, qualquer pessoa no mundo pode transacionar Reais com outras pessoas, de forma extremamente rápida e praticamente gratuita.

PAX Gold – No PAX Gold você pode comprar tokens que representam frações de ouro verdadeiro, custodiado em algum banco.

Os contratos inteligentes permitem criar tokens de ativos reais. 

Essa maneira de fragmentar e digitalizar ativos reais pode ser aplicada a qualquer coisa. Você pode comprar tokens de um empreendimento imobiliário ou ser dono de uma pequena fração de uma grande fazenda tokenizada.(Fonte: Internet)

Quer saber como entrar no mundo dos investimentos e aplicar em Criptomoedas e/ ou Tokens?
Abra sua conta GRÁTIS no cryptobank We:
wehpm.com/register/dinaaguiar

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *