O que você vai ser quando crescer? Essa é uma pergunta que nos acompanha desde os 5 anos mais ou menos. No início falamos dos nossos sonhos sem reservas: vou ser médico, astronauta, engenheiro, professor, atleta, pianista ou “chefe”!
À medida que os anos se passam, esse assunto pode tirar o sono de jovens e de muitos pais.
Esta reflexão é dirigida principalmente a você pai.
Até os anos 80, os padrões estavam bem definidos: você precisava investir muito tempo e dinheiro para obter título e especialização, de preferência em universidades federais ou de renomes, para ter um conhecimento diferenciado, para se tornar uma autoridade e ter sucesso em sua carreira profissional. O êxito dependia do número de títulos que você carregava. O padrão da informação era: demorado, limitado, padronizado e ministrado por outra pessoa.Você precisava acumular muita informação.
Com o advento e a globalização da internet a partir dos anos 80 e 90, a situação mudou, você passou a ter acesso a toda informação de forma rápida, ilimitada, personalizada e totalmente acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Hoje o conhecimento disponível é ilimitado, e em muitos casos, você não precisa de títulos universitários para ter sucesso em uma carreira profissional, você tem que mostrar que é capaz de gerar uma transformação, você tem que mostrar resultados na área em que você se dedica. Muito importante : você necessita saber filtrar as informações que são relevantes para a sua área de interesse, porque senão você se perde em meio a tanta informação e não se foca no seu objetivo.
Dito isso, quais são as 5 formas para ajudar o seu filho a não ser um derrotado?
1. Invista na formação do caráter do seu filho
No artigo Aprendendo com os Japoneses falo como os japoneses nos primeiros anos escolares não priorizam o rendimento intelectual e sim a formação de atitudes: “Até os 10 anos as crianças não fazem nenhum exame de conhecimentos, somente pequenos testes, porque o objetivo é formar o caráter. As crianças são ensinadas a ter autocontrole e coragem. A respeitar, a serem gentis, generosas, compassivas, empáticas com todos, inclusive animais e natureza.”
Não se preocupe tanto com os rendimentos escolares, mas em formar bons hábitos de estudo.
2. Invista na construção da Auto Estima do seu filho
Uma pessoa que reconhece o seu valor, terá a energia, a motivação pra enfrentar os desafios da profissão que ele escolher.
3. Invista na formação do Mindset
Porque tudo começa na mente, sem um sonho, uma meta não se sabe onde se pode chegar.
4. Separe tempo com seu filho
Gaste tempo com o seu filho para conhecer suas aptidões e invista seus recursos financeiros na área que seu filho mais gosta: futebol, esportes, música, trabalhos manuais, desenhos, intelectual, línguas, informática, robótica….
5. Ensine seu filho a respeitar Autoridade
A primeira e mais importante Autoridade que seu filho precisa aprender a respeitar é a Deus, pois “O Temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria”.
Uma criança que aprende a respeitar a Deus, respeita a seus pais e aos professores e ao próximo em geral.
Se seu filho crescer saudável espiritual e emocionalmente, em qualquer área que ele se dedicar, ele será um vencedor.
Momento Coaching
Qual o foco que você está dando na educação do seu filho?
Você ainda está com o Mindset dos seus pais ou avós?
Você tem priorizado o seu caráter ou o seu intelecto?
Você tem priorizado o Ser ou o Ter?
Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e… Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!
Club Mindset do Relacionamento é um programa online, onde você poderá exercitar o pensar saudável para ter uma Mente Sana, uma Auto Estima em Alta e encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites, sem um alto custo e sem entrar em sua intimidade.