Albert Bandura, psicólogo cognitivo canadense, da Universidade de Stanford, ao constatar que alguns comportamentos não seguiam as leis do condicionamento clássico ou do condicionamento operante, desenvolveu a Teoria da Aprendizagem por Modelagem ou Aprendizagem Social.

Continuando a reflexão sobre o Livro “Poder Sem Limites” de Anthony Robbins, hoje vamos analisar o que ele chamou de a  sintaxe da ação, isto é, a maneira como se pode ordenar as ações para conseguir modelar um comportamento e obter o mesmo sucesso. Ele começa o tema citando o seguinte versículo bíblico:

“Que tudo, porém, se faça decentemente e com ordem”. (1ª Co 14.40)

Em artigos anteriores, temos visto que você pode conseguir os mesmos resultados de uma pessoa de sucesso, desde que modele as suas ações mentais e físicas. Ações interiores, o que elas fazem dentro de suas mentes e Ações exteriores, o que elas fazem no seu dia a dia.

Um exemplo de sintaxe: “Não fui eu”. Não, fui eu”. São afirmações opostas. A cada fala diferente, tem um registro diferente no cérebro.

Ele usa a palavra “estratégia” “para descrever todos esses fatores – as espécies de representações interiores, as submodalidades necessárias e a sintaxe exigida – que trabalham juntos para criar um resultado particular”.

Para você poder fazer “aquela receita da vovó” é só seguir a sua receita, seguir a mesma estratégia.

Você quer ter sucesso financeiro? Encontre uma pessoa de sucesso e repita as suas estratégias tanto internas como externas.

Você quer sentir-se amado e feliz em seu relacionamento? Encontre um casal de sucesso em seu relacionamento e siga as suas estratégias internas e externas.

Isso é modelagem como disse Bandura.

Você não tem que “descobrir a roda”, basta seguir os passos de quem já descobriu.

Usando a metáfora da “receita da vovó”.

Quais sãos os passos da receita:

  1. Ingredientes.

Na experiência humana os ingredientes são os cinco sentidos. Todos os resultados humanos são construídos ou criados a partir do uso de algum dos sentidos: visual, auditivo cinestésico, gustativo e olfativo.

  1. Quantidade necessária dos Ingredientes.

Assim ao usar os sentidos é necessário conhecer quais sentidos e em que intensidade é usado cada um: quão vivo, próximo, distante é a experiência daquele sentido.

  1. A ordem ou a Sintaxe de Ação.

Há detalhes como bater o açúcar com a manteiga. Bater a clara separada da gema e colocar o fermento no final. Essas ordens fazem a diferença no resultado final, por exemplo, numa receita de bolo.

“Certas sequências de estímulos específicos sempre alcançarão um efeito específico. Lidamos com estímulos sensoriais em dois níveis – interno e externo. Sintaxe é a maneira como juntamos os blocos do que experimentamos externamente e o que representamos para nós, internamente. … Todos nós temos sequências que consistentemente seguimos para produzir estados e atividades específicas”.

O grande segredo é encontrar a receita, encontrar a sequência específica que produzirá um certo efeito, um certo estado,  e se você estiver disposto a realizar a ação  necessária, você pode criar o mundo como você deseja, você pode Modelar conscientemente o comportamento que deseja e não ser refém de ações inconscientes.

Fonte: https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49579/mod_scorm/content/0/teo01/04teo01g.htm.

–  Anthony Robbins – “Poder Sem Limites”.

Club Mindset do Relacionamento – um espaço para a construção de Mindset, Auto Estima e Relacionamento. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *